Você está aqui: Entrada Notícias INESC Porto apresenta Laboratório de Micro-redes e Veículos Eléctricos

INESC Porto apresenta Laboratório de Micro-redes e Veículos Eléctricos

Nesta infra-estrutura é possível testar soluções de micro-geração para veículos eléctricos.

Com características únicas em toda a Europa, o Laboratório de Micro-redes e Veículos Eléctricos, agora instalado no INESC Porto, é uma “infra-estrutura que tem como objectivo testar soluções de micro-geração para veículos eléctricos”.

Será apresentado no próximo dia 20, quinta-feira, às 14h30, no Auditório do INESC Porto, durante a sessão de encerramento projecto REIVE (Redes Eléctricas Inteligentes com Veículos Eléctricos), que lhe deu origem. A sessão conta com a presença dos Secretários de Estado da Energia e do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação.

Em conversa com o «Ciência Hoje», João Peças Lopes, coordenador do projecto, esclareceu no laboratório “é possível testar formas eficazes de fazer carregamentos de baterias para carros eléctricos”.

A instalação, um output do projecto REIVE, representa um passo em frente na investigação nacional ao permitir desenvolver e validar soluções técnicas que permitam a massificação da integração da micro-geração e da mobilidade eléctrica.

“Desde há vários anos que temos liderança tecnológica nesta área”. Esta estrutura não é para ficar fechada no instituto. “Está aberta a todos os agentes económicos que queiram testar soluções dentro deste domínio”, tendo, assim, “um valor social e económico muito relevante”, esclarece.

Os fabricantes portugueses de tecnologia no sector eléctrico têm, assim, ao seu dispor um laboratório com capacidades únicas para desenvolver, testar e validar tecnologia de alto valor acrescentado e com potencial de exportação.

Neste momento, o laboratório já está equipado com um conjunto de protótipos de inversores inteligentes para controlo de micro-geração (solar fotovoltaica e micro-eólica) e baterias de veículos eléctricos (bidirecional) com capacidade para se adaptarem autonomamente às necessidades e limitações da rede elétrica.

CiênciaHoje, 17 de dezembro de 2012

O primeiro em Portugal!

Infraestrutura laboratorial permite, pela primeira vez em Portugal, testar hardware e software avançado para gestão e controlo de redes elétricas em ambiente quase real.