Você está aqui: Entrada Notícias INESC Porto apresenta novo laboratório esta semana

INESC Porto apresenta novo laboratório esta semana

O INESC Porto apresenta na próxima quinta-feira o seu novo laboratório de micro-redes e veículos eléctricos: com a infra-estrutura o instituto ganha capacidades “únicas” de teste – em ambiente quase real – de hardware e software avançado para gestão e controlo de redes eléctricas.

Além disso, segundo um comunicado, os fabricantes das referidas tecnologias, também poderão beneficiar do laboratório para desenvolver e testar as suas soluções inovadoras e com potencial exportador. Este será um dos resultados mais importantes do projecto REIVE  – Redes Eléctricas Inteligentes com Veículos Elétricos.

Um dos objectivos do laboratório é impulsionar a criação de soluções que permitam a integração massiva de veículos eléctricos e micro-geração nas redes eléctricas de distribuição. Na visão do instituto, a instalação da referida infra-estrutura “representa um passo em frente na investigação nacional, ao permitir desenvolver e validar soluções técnicas que permitam a massificação da integração da micro-geração e da mobilidade eléctrica”.

De acordo com o comunicado será agora possível testar novas soluções que integram unidades de micro-geração e veículos eléctricos em redes de baixa tensão num ambiente de teste muito próximo do real. “Neste momento, o laboratório (…) está equipado com um conjunto de protótipos de inversores inteligentes para controlo de micro-geração (solar fotovoltaica e micro-eólica) e baterias de veículos eléctricos (bi-direcional) com capacidade para se adaptarem autonomamente às necessidades e limitações da rede eléctrica”, explica o comunicado.

O projecto REIVE arrancou em 2010 e envolveu um investimento total de cerca de 2,6 milhões de euros, comparticipados pelo FAI (Fundo de Apoio à Inovação) e por parceiros líderes no sector (EDP Distribuição, EFACEC, Logica e REN), contando ainda com o apoio da CONTAR e da Galp Energia. A infra-estrutura laboratorial teve ainda apoio do financeiro do QREN via ON2.

ComputerWorld, 17 de dezembro de 2012

O primeiro em Portugal!

Infraestrutura laboratorial permite, pela primeira vez em Portugal, testar hardware e software avançado para gestão e controlo de redes elétricas em ambiente quase real.