Você está aqui: Entrada Notícias INESC TEC RECEBE VISITAS DA BOSCH TERMOTECNOLOGIA

INESC TEC RECEBE VISITAS DA BOSCH TERMOTECNOLOGIA

O INESC TEC recebeu, no mês de julho, duas visitas do grupo Bosch Termotecnologia SA, fabricante de sistemas de aquecimento e de água quente, com vista à identificação de sinergias e de futuras oportunidades de cooperação.


No dia 4 de julho, o vice-presidente da empresa, Sérgio Salustino, e também Nuno André Silva, foram recebidos pelo diretor do INESC TEC João Peças Lopes, bem como por David Rua, Filipe Joel Soares e Miguel Heleno, investigadores do Centro de Sistemas de Energia (CPES)*. A comitiva da Bosch Termotecnologia ficou a conhecer o INESC TEC, o seu modelo organizativo e as suas valências, particularmente as competências CPES. A visita incluiu ainda uma passagem pelo Laboratório de Redes Elétricas Inteligentes e Veículos Elétricos.

A iniciativa pretendeu essencialmente “identificar oportunidades de colaboração técnica em termos da exploração de termoacumuladores domésticos integrados num ambiente envolvendo a gestão ativa de consumos de eletricidade a nível doméstico, visando a redução da fatura de eletricidade”, explica o diretor do INESC TEC João Peças Lopes.

Já a visita do dia 24 de julho inseriu-se no âmbito de um encontro que decorreu na Bosch Termotecnologia Portugal, onde se perspetivaram novas estratégias para o desenvolvimento de soluções originais relacionadas com águas quentes sanitárias e climatização, domínios com um potencial elevado de interação com as redes elétricas inteligentes suportadas por diferentes sistemas de comunicação.

Nesta segunda visita esteve presente um grupo mais alargado de membros da empresa, um total de 16 pessoas da direção de várias áreas e projetos da Bosch, que assistiram a uma apresentação da instituição (pelo presidente José Manuel Mendonça), seguida da apresentação de competências por parte do coordenador do CPES, Manuel Matos, e do coordenador do Centro de Telecomunicações e Multimédia (CTM)**, Manuel Ricardo. No final foi realizada uma demonstração laboratorial, envolvendo o controlo e gestão de uma carga térmica fornecida pela Bosch.

“As ideias fundamentais a explorar passam pela coordenação entre a produção elétrica renovável (micro geração) com a flexibilidade de algumas cargas térmicas”, refere João Peças Lopes. “Neste contexto o INESC TEC é um parceiro privilegiado, tendo a Bosch demonstrado interesse em conhecer as suas competências, incluindo a parte experimental em desenvolvimento no Laboratório de Redes Elétricas Inteligentes e Veículos Elétricos”, conclui o diretor


O primeiro em Portugal!

Infraestrutura laboratorial permite, pela primeira vez em Portugal, testar hardware e software avançado para gestão e controlo de redes elétricas em ambiente quase real.