Você está aqui: Entrada Notícias Laboratório nacional testa elétricos

Laboratório nacional testa elétricos

Portugal já possui um laboratório para testar, especificamente, soluções tecnológicas para automóveis elétricos. A infra-estrutura existe no INESC Porto (Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto) e foi oficialmente apresentada na semana passada.

O Laboratório de Micro-redes e Veículos Elétricos tem competências para ensaiar formas de carregar baterias para carros elétricos, em articulação com diferentes empresas, incluindo portuguesas, validando, assim, dispositivos e tecnologias com potencial de exportação.

Neste momento, o laboratório está equipado com um conjunto de protótipos de inversores inteligentes para controlo de micro-geração (solar fotovoltaica e micro-eólica) e baterias de veículos elétricos (bidirecional) com capacidade para se adaptarem autonomamente às necessidades e limitações da rede elétrica.

O projeto envolveu um investimento de cerca de 2,6 milhões de euros, comparticipados pelo FAI (Fundo de Apoio à Inovação) e por parceiros como a EDP Distribuição, Efacec, Logica e REN, contando ainda com o apoio das empresas Contar e Galp Energia.

Autohoje, 27 de dezembro de 2012

O primeiro em Portugal!

Infraestrutura laboratorial permite, pela primeira vez em Portugal, testar hardware e software avançado para gestão e controlo de redes elétricas em ambiente quase real.