Você está aqui: Entrada Notícias Portugal pode tornar-se líder mundial em mobilidade eléctrica

Portugal pode tornar-se líder mundial em mobilidade eléctrica

O INESC Porto (Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto) lidera um projecto de 2,6 milhões de euros que visa “criar condições para uma efectiva massificação de veículos eléctricos”.

O projecto chama-se REIVE (Redes eléctricas inteligentes com veículos eléctricos) e pode transformar Portugal em “líder tecnológico mundial em mobilidade eléctrica e redes eléctricas inteligentes”, realça uma fonte do instituto.

“Mudar o paradigma de mobilidade actual e contribuir para a redução das emissões de C02 na atmosfera, ao criar condições para uma efectiva massificação de veículos eléctricos e microgeração são dois objectivos que o projecto REIVE pretende atingir”, acrescenta a fonte do INESC Porto.

«Mudar o paradigma de mobilidade actual e contribuir para a redução das emissões de C02 na atmosfera, ao criar condições para uma efectiva massificação de veículos eléctricos e microgeração são dois objectivos que o projecto REIVE pretende atingir», acrescenta a fonte do INESC Porto.

O REIVE «vai arrancar agora e esperamos que daqui a dois anos possa começar a sua industrialização», disse à agência Lusa o seu coordenador, João Peças Lopes, director do INESC Porto e professor catedrático da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

«Este projecto não se fica pelos conceitos. Queremos desenvolver hardware que pode passar rapidamente para a indústria, contribuindo assim para o 'take-off' da mobilidade eléctrica», acrescentou.

Para tornar a produção mais eficiente vai ser desenvolvido «um laboratório de mobilidade eléctrica, que é um dos primeiros do mundo do seu género. Apenas tenho conhecimento de um que está ser desenvolvido em Berlim, na Alemanha», destaca João Peças Lopes.

Os primeiros veículos eléctricos – Nissan Leaf, Mitsubishi i-MiEV, Citroen C-Zero e Peugeot iOn -, devem chegar a Portugal até ao final do ano. No inicio do próximo ano será a vez dos primeiros eléctricos da Renault – Fluence Z.E. e Kangoo Z.E.

autoportal.pt, 24 de Abril, 2010

O primeiro em Portugal!

Infraestrutura laboratorial permite, pela primeira vez em Portugal, testar hardware e software avançado para gestão e controlo de redes elétricas em ambiente quase real.