Você está aqui: Entrada Notícias Profissão Engenheiro no INESC TEC

Profissão Engenheiro no INESC TEC

O INESC TEC participou em mais uma edição da Semana Profissão: Engenheiro (SPE), uma iniciativa anual promovida pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e que se realizou nos dias 27, 28 e 29 de março. Esta atividade tem como principal objetivo esclarecer todas as dúvidas sobre a multidisciplinaridade e saídas profissionais da área de Engenharia a alunos do ensino secundário, através da organização de percursos de conhecimento, visitas guiadas e sessões expositivas. Trata-se de uma oportunidade única para ficar a conhecer melhor o que é ser Engenheiro e quais os diferentes caminhos que a profissão pode seguir.
Profissão Engenheiro no INESC TEC

Visita ao Laboratório Redes Elétricas Inteligentes

O evento contou com mais de 60 atividades destinadas a estudantes e professores do 10º, 11º e 12º anos de escolaridade, mas também psicólogos e encarregados de educação. O INESC TEC integrou o evento com a apresentação de três sessões distintas: “Visão Computacional: mais do que uma ciência, uma arte” (Centro de Telecomunicações e Multimédia), “Carros Elétricos e Contadores Inteligentes” (Centro de Sistemas de Energia) e “Automação nas Indústrias” (Centro de Engenharia de Sistemas Empresariais).

Os principais desafios da profissão Engenheiro foram representados nos cinco painéis em que se divide a SPE: «Salvo o Planeta», «Desenho o Novo Homem», «Crio a Sociedade do Futuro», «Torno as Empresas Mais Competitivas» e «Construo um Mundo Novo». Considerando que a resposta a estes desafios não se reduz a uma área apenas da Engenharia, mas envolve sim um trabalho multidisciplinar, ao escolher uma das cinco iniciativas, o aluno teve a possibilidade de participar em atividades de várias áreas da engenharia relacionadas com essa temática, esclarecendo eventuais dúvidas e ajudando os alunos que ainda não definiram qual o curso que pretendem seguir.

A SPE 2017 contou com mais de 1800 inscritos, um número record para esta iniciativa

O primeiro em Portugal!

Infraestrutura laboratorial permite, pela primeira vez em Portugal, testar hardware e software avançado para gestão e controlo de redes elétricas em ambiente quase real.