Você está aqui: Entrada Notícias Resultados intermédios do Projeto REIVE apresentados no INESC Porto

Resultados intermédios do Projeto REIVE apresentados no INESC Porto

O INESC Porto efetuou uma sessão pública de apresentação dos resultados intermédios do projeto REIVE (Redes Elétricas Inteligentes com Veículos Elétricos), que contou com a presença dos parceiros industriais do projeto e com a comissão executiva do Fundo de Apoio à Inovação (FAI), Victor Martins, Nuno Lúcio e Pedro Correia.

Arquitetura de redes inteligentes com veículos elétricos, avaliação dos impactos dos VE nas redes de distribuição e na definição do nível de reserva operacional, arquiteturas e soluções avançadas de comunicações, infraestrutura laboratorial para teste e ensaio de baterias, sistemas electrónicos de comunicação e monitorização de baterias foram os temas debatidos nesta sessão, que também contou com a demonstração do funcionamento de um protótipo pré-industrial para interface das baterias dos veículos elétricos.

A sessão teve lugar no passado dia 6 de setembro e contou também com a presença dos restantes parceiros científicos do projeto, o Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG) e do CEETA – ECO (Consultores em Energia).

O projeto REIVE, liderado por João Peças Lopes, Diretor do INESC Porto, inclui uma componente de investigação com objetivos industriais e uma componente laboratorial associada à mobilidade elétrica. O projeto tem uma duração prevista de dois anos e tem como grande objectivo desenvolver estratégias de controlo e interfaces inteligentes para a gestão dos Veículos Elétricos, promovendo a transferência da tecnologia para os parceiros industriais do projeto.

Este projeto é financiado pelo FAI e por parceiros industriais como a REN, EDP Distribuição, Efacec, Contar, Logica e Galp Energia. O REIVE conta ainda como parceiros científicos o LNEG e o CEETA – ECO. 

Fonte: BIP setembro 2011

O primeiro em Portugal!

Infraestrutura laboratorial permite, pela primeira vez em Portugal, testar hardware e software avançado para gestão e controlo de redes elétricas em ambiente quase real.